O dia vinte e sete de junho foi uma data inesquecível para os alunos que frequentam o karatê, da primeira classe, faixa branca nível 7º Kyu, do bairro Jardim das Araras, todos estavam ansiosos para a primeira troca de faixa, que acontece a cada seis meses.
O evento se real

Marco Aurélio de 8 anos sobrinho do repórter Lira Netto , foi um dos privilegiados, recebeu a faixa amarela, prestigiados pelos pais Aurélio Augusto de Sá Teixeira e Wanderléa de Souza Teixeira
izou no Salão da Igreja Shalon, na Cidade Alta, com a presença dos pais e amigos, que acreditam na importância dessa arte marcial na vida de cada aluno presente.
O professor Sensei, Edson Belarmino, ao falar a nossa reportagem destacou: “…a importância do karatê na vida dessas crianças e segundo ele é a busca do conhecimento, para uma capacitação melhor; para se tornar pessoas melhores e futuramente desenvolver um caráter de pessoa de boa índole, e prepará-los para o “mundo lá fora”, independentemente de sua crença e buscando sempre o direcionamento familiar, tornando pessoas respeitáveis e assim respeitando o próximo”.
O Sensei, não mede esforços para continuar com o sonho de cada um dos alunos que o aguarda ansiosamente todas as segundas e quartas-feiras às 18:00 horas, na Associação dos oradores do Jardim das Araras, dentre outras turmas em outros bairros, cada um deles com um sonho e a esperança de um dia estarem recebendo sua última faixa.
Mas também reconhece que poderia ser diferente e muito proveitoso para o desenvolvimento e incentivo das crianças, se pudesse contar com patrocínio particular ou público; para leva-los a disputas em campeonatos, porque nem sempre só com a colaboração dos pais há recurso para o transporte e outras despesas necessárias.
As mensalidades são negociáveis, dependendo da renda de cada família, assim também estamos incentivando para que as crianças conheçam esta arte marcial e permanece no karatê ao invés de ficarem nas ruas.

O mestre Sensei, Francislei da Silva Costa, lembrou aos pais e amigos presentes, principalmente aos alunos, sobre a necessidade de disciplina, treino e responsabilidades, para aperfeiçoamento desta arte, já que é através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo que se chega lá.
O Mestre Sensei, ainda afirmou que quando os pais inserem seu filho nesta arte, ele está levantando a autoestima de seu filho, pois quando ele começa a graduar e participa de competições ele consegue a superação.
Muitos tem a visão desta arte simplesmente como uma arma de autodefesa pessoal, quando na realidade ela é uma filosofia, onde se busca o respeito mútuo e equilíbrio do corpo e da alma, bem como harmonia no convívio social, buscando sempre a correção dos erros, sempre voltado a uma visão de autoestima e conhecimento.
Colaboração;m.l.s