
Mosquitos e o indesejável mau cheiro nunca mais!
A fétida rua da vala localizada no bairro na cidade de Penha chega a seus momentos finais, batizada originalmente como a Rua Nereu de Assis, não era assim que a comunidade a chamava até o momento.
Localizada entre os dois grandes bairros do município de Penha SC. Para os habitantes da proximidade era fácil aos moradores indicarem as pessoas que precisavam ter acesso a BR 101 e a Trasnbeto, chamando-a de Rua da Vala do que chamar pelo seu original. Suas características de abandono e mau cheiro a tornava “famosa”.

Além dos grandes transtornos que a rua apresentava em tempos chuvosos por ser um local receptor das águas tanto pluvial como fluviais, por ali também passava os detritos do saneamento, os esgotos a céu aberto.
A vala a céu aberto era reduto de muitos insetos, causadores de um mau cheiro insuportável. Além disso, o local também era transformado num deposito de lixo desovado por pessoas sem consciência dos danos que estavam causando a sua própria comunidade.
Em certa ocasião, nossa reportagem conversou com um morador das proximidades da fétida vala o seu Joao, que reside no local há mais de duas décadas. Segundo ele, embora ainda não esteja totalmente concluída a obra de canalização do fétido córrego já é comemorada pelos moradores a transformação do local.
Demonstrando muita gratidão pela obra o seu João com sorriso nos lábios, já comemora a dizimação dos mosquitos que se aglomeravam no local causando agonia e transmitindo doenças aos moradores da comunidade. A situação era de muita agonia os insetos e pernilongo não nos davam sossego. Disse o morador entrevistado.
A já considerada antiga Rua da Vala é uma importante alternativa como via de acesso a Transbeto e acesso a BR-101, desafogando consideravelmente o trânsito em épocas de temporada.
Há anos o Legislativo Municipal vem sendo informado desta angustia dos moradores da comunidade e embora já tenha se passado anos de cobranças a hora chegou.
Em especial os vereadores, Everaldo Dal Posso (o Italiano) a Vereadora e Professora Maria Juraci Alexandrino, (a Juraci) e o Vereador Isac da Costa, já haviam nos informado ser uma preocupação deles e uma prioridade ainda para esta legislatura.
Quem espera sempre alcança e por isso aproveitamos o ensejo para parabenizar a todos os moradores da comunidade por essa conquista tão desejada. Democracia é isso, não desistir nunca, cobrar sempre e um dia os benefícios chegará.
Assim como os moradores da comunidade, nossa reportagem, que tem sua redação no bairro está ansiosos para virar esta página de nossa história e com orgulho chamar a rua pelo seu verdadeiro nome.
Por Nivaldo Lira / LiraNetto